quarta-feira, 11 de julho de 2012

A Essência da Competitividade

A partir de hoje, apresentaremos uma série de posts escritos por pessoas muito ligadas ao Kaizen Institute Brasil. E a primeira delas é o Euclides Coimbra, Diretor Geral do Kaizen Institute Ibéria (Portugal e Espanha), ex-CEO do Kaizen Institute Global e autor do livro Total Flow Management

O que torna um Indivíduo mais competitivo? E uma Equipe? E uma Organização? E se eu propusesse ao leitor completar uma maratona, dentro de 6 meses, e o leitor fosse alguém que pouco ou nada corre, embora não tenha nenhum impedimento físico para tal? É muito provável que dissesse que estou sonhando, pois só pessoas com muitos anos de treino conseguem esse feito.



Na Universidade de Iowa, nos EUA, existe um curso peculiar, chamado de “Curso da Maratona”, que já formou 200 estudantes (com idades entre 20 e 55 anos), e todos eles, excepto um, conseguiram completar a maratona proposta, frequentando apenas duas aulas teóricas e quatro treinos de corrida por semana. O único aluno que não o conseguiu foi porque não seguiu as regras de hidratação recomendadas. Em seis meses estes alunos melhoraram o seu desempenho na corrida, porque acreditaram que havia grandes benefícios para a sua saúde física e mental.

Vamos então considerar que uma equipe é um conjunto de indivíduos e que uma organização é um conjunto de equipes. Interessa-nos aqui entender quais os fatores essenciais que permitiram o extraordinário sucesso competitivo dos maratonistas e como se podem aplicar às equipes de trabalho existentes nos vários níveis de uma organização:

Objetivos Claros e Mensuráveis: nas organizações os objetivos podem ser claros e mensuráveis para a administração, mas normalmente não o são para as equipes de outros níveis hierárquicos. É importante fazer passar estes objetivos para as equipes naturais da organização. Os candidatos a Maratonistas conheciam bem o objetivo e conseguiam facilmente medir o seu progresso;

Métodos de Treino Eficazes: existem ferramentas de melhoria para conseguir aumentar o desempenho de uma equipe ou de um indivíduo. Os maratonistas escolheram métodos comprovados (quatro treinos por semana, aumento de carga de 10% todas as semanas, semanas mais fáceis, regras de nutrição e hidratação adequadas). Na seleção das ferramentas, a experiência dos professores foi essencial. Um professor experimentado pode poupar muito tempo na definição de uma visão de melhoria e de como atingi-la;

Seguir um Plano de Treinos: o comportamento exerce um grande poder sobre o pensamento. Embora o alvo a atingir possa, de início, parecer impossível, aos poucos e através do treino regular, começa a parecer mais fácil de atingir. Para tal é preciso praticar. Os planos de treino de novos métodos nas organizações deixam muito a desejar. Normalmente não há tempo para treinar. As organizações com maior sucesso realizam treinos em que os colaboradores dedicam mais tempo a implementar melhorias;

Motivação Adequada: ninguém vai treinar para a Maratona se perceber que pode ficar lesionado para toda a vida. Às vezes, as empresas pedem às suas equipes que melhorem a produtividade para depois cortarem os custos com o pessoal. Todas as atividades de melhoria devem ser devidamente enquadradas para salientar o bem que trará a todos. Toda a comunicação interna deve ser orientada para o reforço dos comportamentos de melhoria e de cumprimento dos planos de treino, usando para isso sistemas de recompensa de sugestões, divulgação das melhores práticas, e outras atividades que promovam a mudança para melhor.

A essência da competitividade passa por desenvolver a capacidade de mudar para melhor, de uma forma continuada no tempo, envolvendo todas as equipes de colaboradores, em todos os departamentos da organização, desde o desenvolvimento de novos produtos até ao serviço de pós-venda. A isto chama-se a criação de uma Cultura de Melhoria Contínua. A empresa que mais se destaca nesta área é também considerada a mais competitiva do mundo, e todos os seus colaboradores, integrados em equipes naturais, praticam o Kaizen (em Japonês Kai = Mudar, Zen = Melhor) há mais de 60 anos. Trata-se da Toyota Motor Corporation e do seu famoso Sistema Kaizen Lean (também conhecido por Toyota Way).

Autor: Euclides A. Coimbra - Director Geral do Kaizen Institute Iberia.

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