Paper de autoria dos pesquisadores W.P. Neumann e L. Medbo (1) apresenta uma comparação do uso de "contentor grande " bastante comum nas fábricas na Suécia contra o uso de um “contentor pequeno" usual nos sistemas de produção japoneses.
Os tempos de operação, as distâncias caminhadas a pé, os requisitos de espaço fabril foram avaliados em 6 estações de trabalho usando-se os "contentores grandes" com peças ao longo da uma linha de montagem. A carga biomecânica na coluna e ombro foi estimada para uma das estações de trabalho. Comparações foram feitas com layouts simulados com a mesma a abordagem e com o uso do "contentor pequeno".
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O uso de “contentores pequenos” produziu reduções significativas nos comprimentos das estantes (81%), nas áreas de estoque (61%), nas distâncias percorridass a pé (61%), no trabalho indireto (24%), e em tempos de ciclo (8%).Estimativas de carga da coluna vertebral, pico e cumulativa, mostraram reduções de 29% para 65% com reduções de carga semelhantes em ombros e mão. A estratégia do “contentor pequeno" também tem implicações para o sistema de abastecimento, pois permite o uso de estantes flexíveis o que pode ainda reduzir o uso de empilhadeiras. Entretanto, a intensificação do trabalho pode aumentar os riscos se o tempo dos ganhos for usado apenas para aumentar repetições diretas do trabalho de montagem.
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Concluiu-se que o fornecimento em “contentores pequenos”, é uma estratégia que tem potencial para melhorar tanto a produtividade como reduzir características de risco ergonômico do sistema. Fornecimento de materiais em “contentores pequenos” representa um projeto com potencial do tipo "win-win" com os riscos do operador diminuindo e melhor desempenho na montagem final quando comparado com a estratégia de ‘grandes contentores”. Obviamente a escolha final da estratégia requer uma avaliação do contexto específico de cada caso.
Autor: Eduardo Augusto - Consultor Sênior do KIBR
(1) Ergonomic and technical aspects in the redesign of material supply systems: Bigboxes vs. narrow bins.W.P. Neumann - Human Factors Engineering Lab, Mechanical and Industrial Engineering Department, Ryerson University, 350 Victoria St., Toronto, ON, Canada M5B 2K3.L. Medbo - Human Factors Engineering Lab, Mechanical and Industrial Engineering Department, Ryerson University, 350 Victoria St., Toronto, ON, Canada M5B 2K3Division of Logistics and Transportation, Chalmers University of Technology, Gothenburg, Sweden
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